SARESP
O que é?
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) é uma avaliação anual aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de diagnosticar e acompanhar a evolução da educação básica paulista.
No SARESP, os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Abrangência
Em 2017, o SARESP avaliou 904.664 alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em toda a rede de ensino estadual, alcançando 85,9% do total previsto de 1.053.630.
3.356.104
Alunos
5.640
Escolas
5.640
Diretores
Níveis de Proficiência
Os níveis de proficiência do SARESP seguem a escala proposta pelo SAEB e pela Prova Brasil, representando os resultados da proficiência dos alunos em todo o percurso da educação básica.
A pontuação em cada nível é definida a partir das expectativas de aprendizagem (conteúdo, habilidades e competências) estabelecidas para cada ano ou série e pelo componente curricular no Currículo do Estado de São Paulo.
A interpretação dessa escala é feita de forma cumulativa, ou seja, os alunos que estão em um determinado nível dominam não só as habilidades associadas à esse nível, mas também as proficiências descritas nos níveis anteriores.
Classificações
Insuficiente
Abaixo do básico
Os alunos, neste nível, demonstram domínio insuficiente dos conteúdos, das competências e das habilidades desejáveis para o ano/série escolar em que se encontram.
Suficiente
Básico
Os alunos, neste nível, demonstram domínio mínimo dos conteúdos, das competências e das habilidades, mas possuem as estruturas necessárias para interagir com a proposta curricular no ano/série subsequente.
Adequado
Os alunos, neste nível, demonstram domínio pleno dos conteúdos, das competências e das habilidades desejáveis para o ano/série escolar em que se encontram.
Avançado
Avançado
Os alunos, neste nível, demonstram conhecimentos e domínio dos conteúdos, das competências e das habilidades acima do requerido para o ano/série escolar em que se encontram.
Intervalos de Pontuação
Língua Portuguesa
3ºEF | 5ºEF | 7ºEF | 9ºEF | 3ºEM | |
---|---|---|---|---|---|
Abaixo do Básico | <125 | <150 | <175 | <200 | <250 |
Básico | 125 a 174 | 150 a 199 | 175 a 224 | 200 a 274 | 250 a 299 |
Adequado | 175 a 254 | 200 a 249 | 225 a 274 | 275 a 324 | 300 a 374 |
Avançado | >= 225 | >= 250 | >= 275 | >= 325 | >= 375 |
Matemática
3ºEF | 5ºEF | 7ºEF | 9ºEF | 3ºEM | |
---|---|---|---|---|---|
Abaixo do Básico | < 150 | < 175 | < 200 | < 225 | < 275 |
Básico | 150 a 199 | 175 a 224 | 200 a 249 | 225 a 299 | 275 a 349 |
Adequado | 200 a 249 | 225 a 274 | 250 a 299 | 300 a 349 | 350 a 399 |
Avançado | >= 250 | >= 275 | >= 300 | >= 350 | >= 400 |
Resultados
Com os resultados da avaliação, é possível fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica no estado de São Paulo e com isso orientar as ações dos gestores do ensino para aprimorar o planejamento pedagógico nas escolas.
Evolução Histórica